Resenha - O Elevador Ersatz



Título: O Elevador Ersatz
Autor: Lemony Snicket
Editora: Seguinte
Páginas: 232
Sinopse: “Como nos episódios anteriores, o sexto livro de Desventuras em série está repleto de desgraça, desespero e mal-estar. Quando essa nova desilusão começa, os irmãos Baudelaire estão acompanhados do Sr. Poe, um executivo de banco que ficara encarregado das crianças depois da morte dos pais deles num horrível incêndio.
Eles vão até à residência da família Squalor, os novos tutores dos Baudelaire. O Sr. Poe acredita que ali Violet, Klaus e Sunny estarão a salvo do ganancioso e traiçoeiro Conde Olaf, que foi o primeiro tutor dos três irmãos e que pretende, desde então, apropriar-se da fortuna herdada pelos Baudelaire. A última maldade cometida por Conde Olaf foi raptar os trigêmeos Quagmire, de quem os Baudelaire haviam ficado amigos no colégio interno.
Jerome e Esmé Squalor moram num apartamento de cobertura na Avenida Sombria. Para o desânimo dos três irmãos, o elevador do prédio foi desligado e eles são obrigados a chegar ao último andar pelas escadas escuras e tenebrosas. Depois de muitos e muitos degraus, eles finalmente chegam à casa nova, um enorme apartamento com 71 quartos, e descobrem que seus novos pais os tinham adotado apenas porque ter órfãos estava na moda.
Os irmãos parecem bem instalados, mas uma nova aparição do Conde Olaf vem trazer pavor aos Baudelaire. Eles agora têm de descobrir um jeito de se livrar dessa pérfida ameaça. A resposta pode estar no elevador ersatz, uma passagem secreta tão escura quanto "uma pantera negra como azeviche, coberta de piche, comendo alcaçuz preto no ponto mais profundo da parte mais funda do Mar Negro". E os perigos estão só começando. Dali em diante, uma montanha de horrores e desgostos ainda espera pelos desafortunados irmãos Baudelaire.”




A fórmula não muda muito no sexto livro de Desventuras em Série. Os órfãos vão para um novo local, sob a guarda de novos tutores e, inevitavelmente, o Conde Olaf volta a aparecer em suas vidas.
Dessa vez, eles ficam sob a proteção de Jerome e Esmé Squalor. Jerome é um sujeito legal, boa praça e tenta, na medida do possível, fazer o melhor para as crianças. Já Esmé, a mulher de Jerome, só se importa consigo mesma e com o que está na moda. A vida de Esmé se resume ao que está in, ou seja, o que está na moda no momento, e o que está off, que é o que está fora de moda. Como elevadores estão off no momento, os Baudelaire precisam sempre subir vários lances de escadas até chegar à cobertura onde agora vivem com os Squalor. Como paletó risca de giz está in, os órfãos Baudelaire são obrigados a utilizá-los, ainda que não tenham idade ou tamanho para isso.
Claro, Violet, Klaus e Sunny estão pouco se importando sobre o que está in ou off, por isso, acabam se dando melhor com Jerome.
Mas, apesar disso, tudo até parece razoavelmente tranquilo até que o Conde Olaf aparece novamente na vida dos órfãos, dessa vez disfarçado de um leiloeiro.
A diferença aqui é que os órfãos Baudelaire não estão preocupados apenas com eles mesmos, mas também se preocupam com seus amigos, os trigêmeos Quagmire, que foram capturados pelo Conde Olaf ao final do livro anterior. Mas onde estão os Quagmire? E, afinal, vocês sabem o que significa a palavra Ersatz? Eu não sabia até ler esse livro! E acredito que não posso falar sobre isso, pois poderia ser um spoiler.
O Elevador Ersatz segue a linha dos outros livros da série, mas repito que mais do mesmo nunca é cansativo nessa série. Além disso, vemos a narrativa evoluir para algo que não envolve apenas os Baudelaire e o Conde Olaf. Alguns mistérios surgem nesse livro, relacionados à morte dos pais dos Baudelaire; novos personagens provavelmente permanecerão na trama e terão alguma importância; Lemony Snicket parece ter um papel importante nessa história; e o segredo que os Quagmire guardam sobre o que descobriram sobre Olaf parece ser muito importante!
Mais uma série de desventuras esperam pelo leitor nesse livro. A série nunca deixa de surpreender e de ser divertida, mesmo que use a mesma fórmula. Lemony Snicket é um narrador personagem e nos fala da história com maestria. Estou ansiosa para as novas desventuras dos órfãos!

2 comentários:

  1. Ainda não conhecia a série, e também não sei o que é Ersatz, mas pode ter certeza que você me despertou a curiosidade pra descobrir o que é com a resenha!

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que vc ficou curiosa com a série porque ela é realmente muito legal.
      Fico feliz que tenha gostado da resenha <3

      Excluir