Follow Us @leituravoraz

16/09/2017

[Resenha] O Livro do Juízo Final

Livro: O Livro do Juízo Final
Autora: Connie Willis
Editora: Suma
Páginas: 576
🌟🌟🌟🌟🌟
Sinopse: "Em meados do século XXI, a jovem estudante Kivrin Engle se prepara para viajar no tempo. Ela pretende fazer um estudo de campo sobre uma das épocas mais sombrias da história da humanidade: a Idade Média. Em um primeiro momento, tudo parece ter corrido bem com a empreitada, e ela finalmente está no século XIV. O que Kivrin não sabe é que o técnico responsável pelo seu salto temporal, de volta para 2054, está terrivelmente doente. Seu retorno pode estar comprometido, e isso pode afetar todos os habitantes do Reino Unido. De 1300 a 2050, Connie Willis faz um trabalho magnífico na construção de personagens complexos, densos e pelos quais é impossível não sentir empatia. O livro do juízo final é ao mesmo tempo uma incrível reconstrução histórica e uma aula sobre o poder da amizade."



RESENHA:

No ano de 2054, a viagem no tempo já é uma realidade. A realização de saltos temporais é feita, principalmente, pelos historiadores que querem pesquisar e vivenciar melhor determinado período da história. As Grandes Guerras? A construção de algum grande monumento? É possível voltar para lá. Desde que o historiador esteja no local e horário designado para o retorno, ou ele ficará perdido no passado.

Kivrin, uma jovem historiadora, deseja voltar para a Idade Média e explorar essa época. Um de seus professores, o Sr. Dunworthy, é contra essa ideia. Além de ser um período perigoso por si só, a Idade Média pode ser ainda mais difícil para as mulheres. Mas Kivrin é obstinada em sua preparação. Aprende inglês médio, aprende a bordar, ordenhar e etc. Mesmo com Dunworthy contra, as coisas avançam rapidamente para que Kivrin realize seu salto, em meio a desavenças institucionais e a insegurança de Dunworthy.

A partir daí, os capítulos alternam entre Kivrin, no passado, e Dunworty, em 2054. Mesmo em períodos diferentes, algo semelhante acontece: Kivrin e Badri (técnico que operou o salto de Kivrin) caem doentes, cada qual em sua época. Antes de desmaiar, Badri diz a Dunworthy que algo deu errado no salto de Kivrin. Então, surge uma corrida contra o tempo para saber o que realmente está acontecendo com Badri. Kivrin pode ter sido exposta ao vírus antes do salto, mesmo tendo tomado todas as vacinas.
No passado, Kirin sabe que tem que marcar o local do salto, mas sente-se tão mal, com dores de cabeça e febre, que não consegue se concentrar e desmaia. Quando acorda, está em uma casa sendo cuidada por uma família.

Kivrin também precisa correr contra o tempo para descobrir exatamente onde é o local do salto para poder voltar ao presente no dia marcado, mas parece que tudo conspira contra. E, assim, ela vai tentando se adaptar à sua rotina como ama, enquanto tenta descobrir com Gawyn o local onde ele a achou desmaiada.

"Ela está a setecentos anos de casa, pensou Dunworthy, num século que desdenhava das mulheres a ponto de nem anotar seus nomes quando morriam."



Kivrin narra toda a sua história através de um gravador colocado em um osso de seu pulso, de forma que ela une as mãos fingindo rezar, quando na verdade, está usando o gravador. Lady Eliwys espera ansiosamente pelo marido, que está em outro vilarejo para um julgamento. Lady Imeyne, sogra de Eliwys, parece não ter nada melhor pra fazer além de imlicar com qualquer um, principalmente o Padre Roche. Agnes e Rosemund são as duas filhas de Eliwys, duas meninas cativantes que trouxeram uma certa leveza em alguns momentos, principalmente a pequena Agnes.

Enquanto isso, Dunworthy tenta descobrir o que exatamente deu errado no salto de Kivrin e como vão conseguir trazê-la de volta, mas Badri está incapaz de fornecer qualquer informação. Em meio a suas preocupações, Dunworthy ainda precisa lidar com sineiras, com Finch (que parece não conseguir fazer nada sem seu conselho), e com o pequeno e intrometido Colin, sobrinho de sua amiga Mary, que veio passar o natal com ela.

Connie Willies poderia facilmente se perder em meio a tantas informações e personagens, mas isso não acontece, felizmente. Ela tem total controle de sua história, e é perceptível o quão profunda foi a sua pesquisa, principalmente para narrar os eventos da Idade Média. Os personagens, todos eles, têm seu lugar na história, mesmo aqueles com os quais não simpatizamos ou aqueles que aparecem esporadicamente na história. Tudo vai se conectando aos poucos, de forma que o leitor precisa estar muito atento, o que é fácil porque a história é ótima.

A autora consegue trazer ainda importantes reflexões sobre vida e morte, sobre se nós realmente não estamos na época em que deveríamos estar. Como os costumes de uma época podem interferir fortemente na vida das pessoas, com meninas jovens prometidas em casamentos a homens obscenos, com mulheres e homens e seus papéis bem definidos em determinado momento da história, com a religião e sua influência, independente do período em que se esteja. Algumas coisas mudam profundamente; outras mudam apenas a roupagem.

O livro termina com um gancho muito bom, e eu espero que os outros livros da série cheguem por aqui, e agradeço à editora Suma por ter cedido essa história espetacular.

Nenhum comentário:

Postar um comentário